sábado, 9 de abril de 2011

DICAS* VINHOS DE SAUTERNES

SAUTERNES

Fabricado a partir de uvas tradicionais de Sauternes, Semillon, Sauvignon e Muscadelle, este vinho é o resultado de uma seleção rigorosa. Amu é Iniciação tradicionais uvas de Sauternes, Semillon, Sauvignon e Muscadelle, este vinho é o resultado da seleção grave.
Podridão nobre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Uvas com a "podridão nobre"
Podridão nobre é a consequência positiva do aparecimento nas vinhas de um fungo chamado Botrytis cinerea.
Em francês é chamada La Pourriture Noble, em alemão Edelfäule em italiano muffa nobile.
O Botrytis cinerea precisa de humidade para se desenvolver, e, caso essa humidade se mantenha, manifesta-se na sua forma destrutiva chamada podridão cinzenta que pode arruinar colheitas completas. Todavia, caso haja uma exposição das uvas a condições de tempo seco, gera-se um efeito desejado chamado podridão nobre. Colhidas na altura adequada as uvas com Botrytis cinerea permitem a obtenção de um vinho com características especiais de doçura e sabor. Alguns dos melhores vinhos "Botrytizados" são elaborados a partir de uvas colhidas literalmente bago a bago em sucessivas rondas.
Os vinhos deste tipo mais conhecidos são o Sauternes (França), Aszú (Hungria) e Beerenauslese e Trockenbeerenauslese (Alemanha). De referir ainda o Amarone (Itália), Cotnari (Roménia), Monbazillac (França) e o Ausbruch (Austríaco). Os produtores da Califórnia e da Austrália "importaram" Botrytis e, apesar de algumas dificuldades climáticas, procuram provocar efeitos idênticos aos obtidos nos vinhos da Europa.

DICAS DE HARMONIZAÇÕES COM SAUTERNES

É simplesmente delicioso para acompanhar sobremesas com frutas, por exemplo, um bom Tarte Tatin, típica sobremesa francesa com maçã. Ou também, a clássica harmonização de Sauternes com foie gras, o doce do vinho que “quebra” o alto teor de gordura do fígado de ganso.

Tive o imenso prazer de fazer Erasmus em um Chateau na Região Sudoeste Francesa-Bordeaux...e justamente na região de Sauternes...magnifico...delicioso...se eu pudesse trazia uma cuba pra casa...

quinta-feira, 7 de abril de 2011

MICROBIOLOGIA APLICADA AOS DEFEITOS DOS VINHOS | CURSO PRÁTICO (28/04/2011)

MICROBIOLOGIA APLICADA AOS DEFEITOS DOS VINHOS | CURSO PRÁTICO (28/04/2011)
--------------------------------------------------------------------------------
Organização: VINIDEAs

Documentos anexos
Programa pdf (707 kb)

Links a outros sites
Inscrições
Programa Curso pdf
http://infowine.com/default.asp?scheda=10114


A próxima ação de formação da VINIDEAs terá lugar no dia 28 de Abril de 2011, nas instalações do IVDP.

A microbiologia é uma das áreas de estudo em enologia determinante para a produção de vinhos isentos de defeitos. Mais ainda, o conhecimento e controlo microbiológico são determinantes para que os vinhos possam expressar todo o potencial das castas, do terroir. Se alguns defeitos graves ligados ao desenvolvimento bacteriano indesejável são cada vez mais raros, ainda subsistem pequenos defeitos, que não alterando completamente o vinho, diminuem a sua qualidade retirando-lhes valor. Por outro lado os defeitos associados à Brettanomyces/Dekkera continuam a ser responsáveis por prejuízos elevados e continua atual o conhecimento e aplicação de uma metodologia de profilaxia, reconhecimento e controlo deste desvio.

terça-feira, 5 de abril de 2011

EVENTO - Prova Dos Vinhos Pedra Cancela

Na próxima quinta-feira, 7 de Abril, entre as 18:00 e as 20:00, decorrerá na Garrafeira Nacional uma prova de vinhos e apresentação das novas colheitas de Pedra Cancela.