quarta-feira, 20 de julho de 2011

FELIZ DIA DO AMIGO..COM UM BRINDE DE VINHO ESPECIAL...

VINHO & AMIGOS...uma combinação pra lá de harmoniosa...

-Reunião de amigos com Vinhos e petiscos...



-Reunião de amigos com Vinhos e massas...



-Reuniao de amigos com Queijos e Vinhos...



-Reunião de amigos com Fondue e Vinhos...



-Comer água com amigos regados a muitos bons vinhos...kkk...



FELIZ DIA DO AMIGO!!

"O vinho é o melhor lugar para se encontrar com os amigos"

domingo, 17 de julho de 2011

VINHO E DECORAÇÃO!!! Uma relação super estilosa…

VINHO E DECORAÇÃO!!! Uma relação super estilosa…


Aproveitando a semana de lançamento da Mostra de Decoração
Morar Mais por Menos em Salvador Bahia…onde temos dois ambientes de
duas queridas amigas…Melina Sousa(Quarto da Filha) e Margareth Marins(Banheiro Unisex)…porque não fazermos um apanhado de ADEGAS ESTILOSAS que venho encontrando por essa internet de meu Deus e em Revistas diversas??




CONSTRUÇÃO DE ADEGAS

O vinho - exige uma série de cuidados específicos na sua conservação…

Local - locais distantes das fontes de calor. O cômodo mais sombrio. É fundamental que a adega, independentemente das suas dimensões, tenha uma boa aeração, impedindo assim o acúmulo de umidade e o conseqüente surgimento de fungos e bolores.




Uso e dimensões - é importante definir o que se espera da adega. Se, além da armazenagem de bebidas, deseja-se que o local também se destine a reunir os amigos para uma degustação, é necessário isolar esta área de convívio da dos vinhos, uma vez que a presença constante de pessoas interfe no seu "descanso" (quatro pessoas causam um aumento de temperatura de até mais de 1ºC). As portas devem receber vedação adequada (com a colocação de fitas adesivas de borracha esponjosa nas juntas, por exemplo) e molas para o fechamento. Em relação às dimensões, num pequeno espaço de 2 x 1m chegam a caber 400 garrafas.


Materiais - para neutralizar o barulho externo, as paredes devem ser revestidas com materiais de bom isolamento acústico, como a cortiça e a espuma de poliuretano.

armazenamento - o ar quente está sempre no alto; portanto, as garrafas de vinho tinto devem ser colocadas na parte de cima das prateleiras, e, mais abaixo, as de vinho branco Existem várias formas de montá-las, mas o importante é que elas tenham uma pequena inclinação para a frente, permitindo manter o líquido em contato com a rolha, impedindo a sua evaporação e seu contato com o oxigênio.




temperatura e umidade - a temperatura é a alma e o grande segredo da adega. Ela deve ser fria (em torno de 12 a 18ºC), e as oscilações não devem ultrapassar 0,5ºC, sob pena de comprometer o processo de envelhecimento do vinho. Em locais mais quentes, a manutenção dessas temperaturas pode requerer o uso de condicionadores de ar específicos para adega, pois os comuns estão, normalmente, dimensionados para funcionar a 22ºC, temperatura altíssima para as bebidas.

limpeza - não devem ser usados produtos de odor forte, pois podem ser absorvidos pelo vinho, a longo prazo, o que alterará seu sabor. Basta água e sabão neutro ou mesmo um pano seco ou espanador.



O QUE É ADEGA CLIMATIZADA?
À primeira vista ela se parece com um frigobar, mas por dentro é um pouco mais sofisticado. Uma boa adega climatizada mantém a temperatura precisa, constante e regulável. Alguns modelos têm até nichos com temperaturas diferentes, uma para cada tipo de vinho.

Outras características são: controle de trepidação a humidade, além de sistema de ventilação interna antimofo. Dependendo do modelo podemos encontrar também fechadura e alarmes, que avisa se a temperatura subir ou se a porta for esquecida aberta.

ADEGAS EM MINIATURA de Monica Terra Lima