terça-feira, 3 de setembro de 2013

ROLHAS

A IMPORTÂNCIA DA ROLHA PARA O VINHO...

 Existem diversos tipos de rolhas de cortiça que são empregadas conforme o tipo de vinho. São basicamente cinco os tipos de rolhas: monolítico, granular aglomerado, composto de fatias de cortiça natural e aglomerado, composto de seções de cortiça natural e a de alta tecnologia.
Uma rolha de má qualidade pode comprometer a qualidade do vinho, transmitindo o desagradável e irreparável “sabor de rolha”, tal defeito pode ser conseqüência de pequenos parasitas nas fendas da rolha ou mofo, ou ainda pelo cloro utilizado no alvejamento da rolha. Ocorre do odor de rolhas ser fugaz, bastando descartar os primeiros centilitros da bebida. Daí a obrigação dos sommeliers em verificar pelo olfato a qualidade da rolha antes de colocar o vinho à prova. Atualmente alguns vinhos, principalmente espumantes e brancos jovens, são tampados com rolhas de polietileno. Essas rolhas têm um coeficiente de permeabilidade maior que ao da cortiça, mas são pouco elásticas proporcionando uma vedação menos adequada.


SEU REAPROVEITAMENTO...

 
 
 







SUA BELEZA....
 









SUA MATÉRIA PRIMA...
 
A cortiça é extraída da casca do sobreiro (Quercus Súber), que só pode ser retirada quando a árvore atinge 25-30 anos de crescimento, e após essa primeira extracção, somente a cada 9 anos. www.brasilviaweb.com.br/a/ong-da-rolha Portugal é o maior fabricante de cortiça do mundo (51%) , devido à quantidade de sobreiros existentes no Alentejo. 1 Devido aos custos e ao eventual desenvolvimento do TCA (tricloroanisole) nas rolhas, assistiu-se nos últimos anos à introdução de rolhas de plástico, em particular em vinhos do Novo Mundo
 
 
SOBREIRO...



 
 
 
 

Quem disse que os vinhos mais simples não podem envelhecer bem?

Quem disse que os vinhos mais simples não podem envelhecer bem?